Solidariedade

Prefeitura recebe doações de várias entidades

Unicred Integração e Emater/Ascar doaram alimentos que serão entregues à famílias em vulnerabilidade; GM recebeu máscaras do IFSul

A pandemia de coronavírus tem aumentado o espírito solidário de pessoas e empresas, comprovado pelo crescimento de ações de amor ao próximo. Nesta sexta-feira (24), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) recebeu do presidente da Unicred Integração, Antônio Cesar Cé, 1.242 cestas de alimentos que serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) para distribuição às famílias em vulnerabilidade do município. O secretário de Assistência Social, Marcio Sedrez, acompanhou a ação, que ocorreu no gabinete da prefeita.

Antes dos reflexos da Covid-19 na economia, a pasta garantia a entrega eventual de alimentação a aproximadamente 28 mil famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Com a chegada da doença e a necessidade de isolamento social, a Secretaria passou a atender cerca de 40 mil grupos familiares. No Cras Areal, por exemplo, a média de atendimentos era de cinco mil famílias e passou para sete mil.

Projeto Beija-Flor

Acompanhando a visita da prefeita, o secretário Márcio Sedrez comentou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelas equipes da Assistência Social para ajudar as famílias em dificuldade. As sacolas de alimentos, tanto doadas quanto adquiridas pela Poder Público, são distribuídas através dos seis Cras espalhados pela cidade e também pelo setor de Plantão Social. Para chegar até as comunidades mais afastadas, a prefeitura conta com a parceria de Ongs locais, como o projeto Beija-Flor, que levam esses alimentos até os bairros.

“A Covid-19 ampliou o número de instituições fazendo trabalho social, o que é ótimo, mas é preciso que a Secretaria atue com um filtro maior, para garantir que a assistência chegue a quem realmente precisa”, lembrou o secretário.

Mais doações

A SAS recebeu também a doação de 500 quilos de arroz da Emater/Ascar, unidade de Pelotas. Foram 200 quilos entregues na quarta-feira e outros 300 quinta. O alimento será encaminhado para 11 abrigos municipais, onde vivem crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.  

Mesmo com o grande volume de doações, o investimento da prefeitura na compra de alimentos foi ampliado no último período, devido ao aumento da demanda, já que muitas pessoas estão sem trabalho e suas famílias estão em situação de vulnerabilidade.  

Na última semana, doações de grupos de igrejas, de empresas e do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) chegaram para ajudar na proteção de diversos servidores. Grupo de mulheres da Igreja Luterana de Pelotas já confeccionou e distribuiu cerca de seis mil máscaras de pano para profissionais da Santa Casa de Pelotas, para idosos em filas de supermercados e a diversos profissionais da prefeitura, da segurança, imprensa, saúde e de outros setores. 

Empresários locais têm doado material de limpeza e álcool gel para a Guarda Municipal (GM) higienizar as viaturas e para cuidado pessoal dos servidores. A padaria Sabor e Pão doou material de limpeza, enquanto o IFSul repassou ao comando 40 máscaras do tipo "face shield", confeccionadas pelo professor Júlio Cesar Ruzicki.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Centro de Síndromes Gripais entra em funcionamento, em Pelotas Anterior

Centro de Síndromes Gripais entra em funcionamento, em Pelotas

Estudo sobre a Covid-19 inicia segunda fase Próximo

Estudo sobre a Covid-19 inicia segunda fase

Deixe seu comentário